Local ideal para estudar

Quando se estabelece um local para estudar, isso faz com que se maximize a eficácia da aprendizagem. Um local adequado de estudo, combinado com gerenciamento de tempo, alta motivação e os materiais necessários disponíveis, pode intensificar grandemente suas chances de passar em um concurso.
Porém, o local de estudos ideal de uma pessoa pode não ser o local adequado para outra. Por isso, siga as dicas abaixo para encontrar seu local de estudos adequado:

Confie em seus sentidos

Para que descubra qual é seu estilo de aprendizagem, preste atenção em seus sentidos. Primeiramente, elimine qualquer coisa no ambiente que possa interferir na sua concentração, e então use seus sentidos para aprender. Leve em consideração o seguinte:
  •        Audição – Que tipos de barulho e que níveis de barulho são toleráveis para você? Você prefere locais totalmente silenciosos ou com um barulho leve? Há pessoas que conseguem se concentrar mesmo que ouçam uma britadeira, porém certos barulhos, como goteiras, podem ser intoleráveis. Como regra geral, quanto menos barulho melhor;
  •        Visão – É fundamental ter iluminação adequada. Leve em consideração também a direção e a intensidade da luz. A luz deve estar direcionada ao material utilizado, e iluminação fraca pode causar dor de cabeça ou fadiga visual. Os materiais também não podem ter sombras ou brilho. As luzes fluorescentes deixam as pessoas mais calmas e menos distraídas. Evite locais nos quais há tráfego de pessoas, pois isso poderá desviar sua atenção;
  •        Tato – O ambiente de estudo deve ser confortável, porém não confortável demais. Uma cadeira que te deixe com uma boa postura é o ideal, muito melhor que uma reclinável, por exemplo. Procure também por ambientes frescos, com ventilação natural, se possível, que não sejam nem muito frios nem muito quentes;
  •        Paladar e olfato – Muito cuidado com aromas envolventes próximos ao seu local de estudo– como uma comida fresquinha ou o perfume de alguém atraente. Essas distrações, embora agradáveis, podem interferir em sua concentração.

Organize-se

  •        É essencial que o ambiente seja organizado, para evitar distrações, e o estresse de ter que procurar por materiais que você não sabe onde estão. Se possível, utilize esse local individualmente, ou peça para que quem for utilizá-lo não retire os materiais do lugar, para que o local mantenha-se organizado;

Aproveite os recursos ao máximo

  •        Tenha todos os recursos disponíveis ao alcance das mãos, como livros, apostilas, testes de concursos anteriores, exercícios extras, cadernos ou bloco de notas, computador, canetas, lápis e borracha.
  •        Evite alimentos como salgadinhos, refrigerantes, doces, etc. Além de prejudiciais a sua saúde, esses alimentos também podem ser fonte de distração, e também podem desorganizar seu ambiente de estudo. No caso de sentir fome, opte por frutas, legumes e verduras. Faça uma pequena pausa para um lanche rápido e retome seus estudos.

Imprimir