Dicas para Redação

Você abre o caderno com as questões da prova e já começa a sentir um friozinho na barriga, enquanto os olhos procuram ansiosos pelo tema da redação. Chegou o momento: a folha em branco, esperando o que você pode produzir de melhor sobre o assunto proposto. Relaxe, respire fundo, ponha a sua mente a trabalhar.  As respostas vão se transformar nas ideias e nos argumentos.
A redação deve ser organizada de modo a estruturar os parágrafos em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.  O importante é que o texto seja claro, conciso e adequado à norma culta.

Como escolher o título

O título deve estar de acordo com o texto e deve sintetizar seu conteúdo. Ele vai dar originalidade à redação. Geralmente, associar o título à conclusão é uma boa ideia.

Introdução

Na introdução, você apresenta o tema, diz o que é tratado na redação, faz um resumo do que apresentará no texto. É importante que o texto siga o tema proposto, sem fugir dele. Você pode simplesmente explicá-lo ou procurar uma abordagem criativa, que sintetize e ao mesmo tempo problematize o tema proposto.
Geralmente, a introdução pode ser exposta em apenas um parágrafo. Evite iniciar o texto com chavões, exageros ou simplificações, utilizar períodos muito longos ou escrever de modo pessoal, ou seja, usando a 1ª pessoa.

Desenvolvimento

No desenvolvimento, você discorre sobre o assunto proposto, constrói e organiza seus pensamentos.
Procure escrever uma ideia em cada parágrafo, de modo claro e preciso. Em um texto coerente, todas as partes se encaixam e se completam. Não pode haver partes que destoem ou contradigam as demais partes do texto. As conexões entre as partes internas da redação devem sempre buscar uma coesão textual como um todo.
Evite repetições e pormenorizações desnecessárias, exemplos excessivos ou fora do contexto.

Conclusão

É o parágrafo com suas considerações finais. Ela deve ser breve, resumir toda a ideia principal que foi abordada no texto. É importante que a conclusão identifique uma proposta para resolver a questão e faça uma síntese das ideias abordadas nos parágrafos anteriores.
É importante que a conclusão faça uma síntese do texto e consiga finalizá-lo apresentando uma solução para o problema exposto. Evite expressões como “em resumo”, “concluindo”, “para finalizar”.

É muito importante lembrar

  • Mantenha-se bem informado. Os temas propostos para redação são sempre relacionados a questões atuais , que estão mobilizando a opinião pública do País . Editoriais de jornais e revistas são recomendáveis.
  • Produza textos dissertativos ao menos uma vez por semana, a prática é essencial para conseguir elaborar uma boa redação.
  • Seja objetivo e direto. Uma redação mais clara e fácil de ler, com períodos curtos, ajuda a ganhar pontos do corretor. Não repita ideias, expresse o máximo de conteúdo com poucas palavras.
  • Muita atenção para não fugir do assunto, você deve seguir uma linha do começo ao fim do texto. Mantenha a linearidade argumentativa. Os argumentos precisam ser desenvolvidos seguindo uma linha de raciocínio. Cuidado para não fugir do tema! Elimine o desnecessário, para não se perder.
  • Seja original, não use frases feitas nem expressões clichês. O seu diferencial deve ser a originalidade.
  • Ao terminar de escrever, releia o texto várias vezes. Com calma, veja se não repetiu palavras e ideias. Substitua palavras repetidas por sinônimos e preste atenção se não cometeu deslizes na gramática. Releia observando se sua ideia foi expressa de forma clara e precisa. Veja se os argumentos sustentam a base, se a conclusão tem conexão com o começo do texto.
  • Para sua redação ser bem pontuada, é preciso que você se dedique muito ao estudo das regras gramaticais. Atenção com os erros de concordância, regência, pontuação e acentuação. Cuidado com o uso correto da crase e da vírgula; esta, se usada de maneira errada, compromete a coesão e a coerência do texto.

Você é capaz!

Praticando a escrita constantemente, você vai adquirir uma bagagem de conhecimentos que vai ajudá-lo a escrever um texto nota 10 e lhe será útil em todas as situações da vida. Com esforço e determinação, sua redação vai ser um sucesso! 

Imprimir