Conheça algumas Carreiras

Conheça abaixo as características de cada carreira:

Carreiras Policiais

A carreira policial é uma das mais visadas por quem faz concursos públicos, o policial não é um simples servidor com hora certa para entrar e para sair. As características de trabalho são bastante peculiares, mas se você não gosta de viver em uma rotina, esta pode ser a carreira ideal.

É necessário possuir autocontrole, inteligência, curiosidade e persistência. A preparação é árdua e exigente, mas muito recompensadora não só em termos financeiros, mas também no aspecto de contribuição com a sociedade.

Carreiras Bancárias

Ao contrário de outros órgãos, em que o servidor sabe que vai exercer o mesmo cargo pelo resto da vida, o servidor que ingressa na carreira como Técnico Bancário ou Escriturário, funções que exigem apenas o nível médio, pode chegar ao posto de Gerente com o passar dos anos.

As disciplinas mais cobradas são: português, matemática, raciocínio lógico, atualidades, conhecimentos bancários, ética e legislação específica.

Carreiras Fiscais

Uma das careiras mais cobiçadas, oferece excelentes remunerações e pode ser dividida em três esferas: municipal, estadual e federal. Geralmente a escolaridade mínima exigida é a graduação de ensino superior em qualquer área.

Entre as disciplinas mais cobradas destacam-se língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, informática, administração, auditoria, contabilidade, direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito tributário, economia, estatística, finanças públicas, legislação tributária, entre outras.

Carreiras Jurídicas

Muitos estudantes ou bacharéis em direito têm dúvida em relação ao cargo que pretendem ocupar. Há várias opções para quem deseja ingressar em uma carreira jurídica: advogado público, delegado de polícia, juiz de direito, promotor, procurador de justiça ou defensor público.

Os concurseiros precisam conhecer várias áreas do direito, como: administrativo, agrário, ambiental, civil, constitucional, do consumidor, do trabalho, econômico, eleitoral, empresarial, financeiro, internacional privado, penal, previdenciário, processual do trabalho, processual penal, tributários, difusos e coletivos, processual civil, direitos humanos e estatuto da criança do adolescente.

Também é muito importante estar atualizado com o Novo Código de Processo Civil (CPC).

Carreiras nos Tribunais

Os tribunais oferecem excelentes oportunidades e sempre convocam um grande número de aprovados em relação às vagas ofertadas. Além da ótima remuneração, os servidores recebem diversos benefícios e ainda têm direito ao recesso forense: um período de descanso de 20 dias que ocorre anualmente, entre os dias 20/12 a 6/1 e não é descontado das férias.

Há muitas possibilidades de ingresso em tribunais, levando em conta que cada estado possui um tribunal de justiça, além do TJDFT (na esfera federal); tribunais regionais federais totalizam 5 regiões (divididas em todos os estados e no DF); tribunais regionais do trabalho são 24; tribunais regionais eleitorais há 27; tribunais de conta também são 27 estaduais e 6 de municípios; tribunais superiores (STF, STJ, TST, STM e TSE) e o Conselho Nacional de Justiça – não é um tribunal, mas compõe a carreira do Poder Judiciário.

 

Imprimir