Concurso PC-MG

A Polícia Civil de Minas Gerais (PC-MG) anunciou na última semana que deu início aos preparativos de um novo concurso público para os cargos de delegado (curso de Direito) e escrivão (nível superior). De acordo com a assessoria da PC-MG, está em fase de negociação com governo, pedindo autorização para novo certame. 

Para concorrer aos dois cargos, o candidato deve ter concluído curso superior, sendo exigida a formação específica em Direito para o exercício da função de Delegado de Polícia. No certame anterior, que ofertou vagas para os dois cargos, as remunerações foram de R$2.041,72 e R$5.716,87, respectivamente. Porém, ambos devem ser atualizados.

No concurso de 2011, organizado pela Fundação Mariana Resende Costa (Fumarca), o processo avaliativo foi dividido entre as seguintes etapas: provas objetivas, avaliação psicológica, exames biomédicos e biofísicos, investigação social e Curso de Formação (para todos os cargos); provas discursivas e orais (para delegado) e digitação (para escrivão).

As disciplinas cobradas para escrivão foram Língua Portuguesa, Direitos Humanos, Noções de Direito, Noções Básicas de Medicina Legal, História, Geografia e Noções de Informática. Para o cargo de delegado foram cobradas Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Medicina Legal e Direitos Humanos.

A validade do concurso para escrevente foi de seis meses e para delegado de dois anos, ambos foram regidos pelo regime estatutário.        

Imprimir