Concurso Detran CE

Na manhã do dia 02 de maio, terça-feira, o governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou a realização do Concurso Detran CE para o segundo semestre deste ano. Segundo o chefe do Executivo, o certame contará com a oferta de 300 vagas.

O Departamento de Trânsito do Ceará teve previsão orçamentária de R$ 360.000,00 para a realização de um novo concurso, já que o último aconteceu em 2006, quando ainda se chamava DERT, e ofertou 200 vagas. As oportunidades do último Concurso Detran CE foram para os cargos de agente de trânsito e fiscal de transportes. Ambos os cargos exigem nível médio completo e carteira de habilitação.

A banca organizadora foi a Fundação José Pelúcio Ferreira – FJPF, com provas aplicadas no mês de setembro e taxa de inscrição no valor de R$ 35,00

Concurso Detran CE

Provas

1° Fase

Com base no último edital divulgado pelo Detran, os inscritos são avaliados por provas objetivas das seguintes matérias:

Agente de Trânsito: Língua Portuguesa (08), Raciocínio Lógico (08), Atualidades (08), Legislação do Trânsito (18) resoluções do CONTRAN.

Fiscal de Transportes: Língua Portuguesa (08), Raciocínio Lógico (08), Atualidades (08), Legislação do Trânsito (08) resoluções do CONTRAN e Regulamentação de Transportes Públicos de Passageiros (18).

A prova objetiva contou com no máximo 100 pontos, tendo cada questão o valor de 2,0 pontos.

2° Fase

Curso de Formação, de caráter eliminatório e classificatório

Atribuições:

Das atribuições do Agente de Trânsito: Cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito no âmbito de suas atribuições; operar o trânsito de veículos, de pedestres, de ciclistas e de animais, assegurando a fluidez do tráfego e promovendo a segurança viária; executar a fiscalização de trânsito, autuando e procedendo as medidas administrativas cabíveis relativas as infrações de trânsito; executar a programação de educação e segurança de trânsito.

Das atribuições do Fiscal de Transportes: Cumprir a fazer cumprir a legislação e normas regulamentares dos transportes públicos de passageiros do Estado do Ceará; executar a programação de fiscalização definida pelo DERT, realizando “blitz” programadas, seguindo os procedimentos de fiscalização, e ainda autuando e procedendo as medidas administrativas cabíveis relativas as infrações prevista na regulamentação dos transportes públicos de passageiros; elaborar relatórios e emitir laudos; executar a programação de campanhas educativas, visando o bom funcionamento do sistema de transportes públicos de passageiros.

A carga horária de trabalho dos cargos de Agente de Trânsito e Fiscal de Transportes é de 40 (quarenta) horas semanais.

 

 

Imprimir