IBGE: Agente Censitário – Conheça o cargo

Conheça o cargo de Agente Censitário

O Agente Censitário tem como principal função planejar, organizar, gerenciar, acompanhar e realizar as tarefas necessárias à execução da operação censitária, e coleta de dados para o Censo que é realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A função exige apenas nível médio, veja as principais atribuições de acordo com cada área de atuação:

  • Agente Censitário Administrativo: pesquisar, conferir, apurar e registrar dados administrativos; protocolar, arquivar, conferir e expedir documentos; recepcionar e atender aos colaboradores do IBGE e ao público; verificar os contratos dos recenseadores, ACM, ACS e demais servidores com funções censitárias; entre outras.
  • Agente Censitário Regional: organizar, gerenciar, acompanhar e realizar as tarefas necessárias à execução do Censo em toda sua Subárea; conhecer a área geográfica de sua área de atuação; entre outras.
  • Agente Censitário de Informática: suporte na instalação e manutenção da infraestrutura necessária ao funcionamento dos recursos de informática; ministrar treinamentos; responsabilizar-se pela guarda, distribuição e controle de todos os equipamentos de informática e acessórios; entre outras.
  • Agente Censitário Municipal: instalar, organizar e zelar pelo Posto de Coleta; conhecer a área geográfica e os setores censitários dos municípios de sua área de atuação; coordenar todas as atividades censitárias e orientar os trabalhos das equipes de campo de sua área de atuação; manter organizada toda a documentação administrativa; entre outras.
  • Agente Censitário Supervisor: planejar, organizar, gerenciar e acompanhar a execução da coleta de dados realizada pelos Recenseadores; acompanhar os Recenseadores em campo para esclarecer as dúvidas quanto à identificação dos limites dos setores censitários e percursos; auxiliar os Recenseadores na solução dos casos de recusa/resistência de informantes em atendê-los; colaborar na organização e administração do Posto de Coleta; fazer registros administrativos e de controle da coleta de dados; organizar o treinamento dos Recenseadores, junto com o Agente Censitário Municipal, e atuar como instrutor; realizar as tarefas de reentrevistas e revisão do percurso; entre outras.

Concursos abertos para Agente Censitário

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou dois editais com vagas nos cargos de Agente Censitário Supervisor (4.867 ), Agente Censitário: Informática (174), Agente Censitário Regional (349), Agente Censitário: Administrativo (344) e Agente Censitário Municipal (1.272). Os salários variam de R$1.500,00 a R$2.500,00.

Imprimir